top of page
Buscar
  • Foto do escritorBehrenz & Einsfeld

Aprenda o passo a passo para utilizar o Aplicativo Meu INSS


O Meu INSS é um serviço oferecido pelo Governo Federal que atua como uma ferramenta que foi criada para proporcionar ao cidadão brasileiro a possibilidade de acessar mais de 90 serviços oferecidos pela Previdência Social sem sair de casa, utilizando apenas a internet, diretamente de um computador ou smartphone.


Ou seja, o cadastro no Meu INSS permite que os cidadãos brasileiros possam solicitar e acompanhar o andamento de diversos serviços e/ou benefícios através da internet.



Basta que se cadastrem, façam a solicitação, enviem a documentação digitalizada ou fotografada e acompanhem o requerimento tudo de casa pela internet.


Entretanto, o serviço faz parte da plataforma do governo gov.br e por isso seu login é feito através da conta de acesso única do Governo. Isso porque esse login proporciona uma autenticação digital única do usuário aos serviços públicos do Governo que estão na Internet.


Deste modo, para utilizar o serviço é necessário se cadastrar e obter senha.


Como fazer o cadastro no Meu INSS

Para fazer o cadastro no serviço basta que o cidadão acesse o site ou aplicativo Meu INSS, disponível na Play Store e na Apple Store, e selecione a opção cadastrar senha, em seguida o mesmo será direcionado para a plataforma do governo gov.br que apresentará um formulário para cadastro.


Para preencher o cadastro será necessário fornecer dados como CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto a Previdência Social. Pois somente depois disso que o cidadão conseguirá cadastrar uma senha para acesso ao Meu INSS e aos outros serviços públicos do governo.


O cadastro também pode ser realizado através de certificado digital, caso possua certificado digital de token, basta conectar o token no computador e clicar na imagem do certificado digital de token na página de cadastro. Agora, se você possui o certificado digital em nuvem, basta clicar na imagem do certificado digital em nuvem na página de cadastro do gov.br e seguir as orientações.



Também é possível realizar o cadastro na plataforma única do Governo Federal, que garante o acesso ao Meu INSS, através de uma senha provisória que pode ser gerada e conseguida por meio de acesso ao Internet Banking de alguns bancos credenciados para gerar o código de acesso ao gov.br.


Bancos credenciados

Confira a seguir os bancos credenciados e o caminho no Internet Banking, de cada um deles, para conseguir obter a senha provisória para acesso ao gov.br e posteriormente ao Meu INSS.

  • Banco do Brasil: Acesse a Internet Banking BB > serviços > previdência social > senha meu INSS > NAI

  • Banese: Acesse a Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI

  • Banrisul: Acesse a Internet Banking Banrisul > Menu Serviços > Criar Código INSS

  • Bradesco: Acesse a Internet Banking Bradesco > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)

  • Itaú: Acesse a Internet Banking Itaú > Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS

  • Caixa Econômica Federal: Acesse a Internet Banking Caixa > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS

  • Santander: Acesse a Internet Banking Santander > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária

  • Sicoob: Acesse a Internet Banking Sicoob > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI

Vale lembrar que após cadastro na plataforma gov.br o cidadão também poderá utilizar todos os outros serviços públicos digitais que estão disponíveis na plataforma do governo usando somente o login e senha única criado para acessar o Meu INSS.


Quer saber como ter o melhor planejamento previdenciário para o seu caso?




cabeçalho_gold.png
Logo%20Advocacia_edited.png
nome vazado.png
Logo Advocacia.png

Dra. Viviane Behrenz Einsfeld

Advogada OAB/RS 70717

—Pngtree—golden facebook icon_3562050.pn
—Pngtree—golden_instagram_icon_35620

Rogério Einsfeld

Despachante Previdenciário

—Pngtree—golden_whatsapp_icon_whatsa
bottom of page